Dreams are renewable. No matter what our age or condition, there are still untapped possibilities within us and new beauty waiting to be born.

-Dale Turner-

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Paisagens Interiores

Em algum dia de 1998 ganhei de minha mãe uma agenda linda. O título desta agenda era "Paisagens Interiores". Esta agenda tinha tudo para ser igual a todas as outras agendas que conheço. Calendários, anotações, horários, câmbio, agenda de endereços e telefones, cada uma com seu designe, suas frases e pensamentos, umas sofisticadas, outras ecológicas ou comerciais. A verdade é que todas as agendas apresentam itens que servem para nos ajudar a organizar nosso dia-a-dia no trabalho, nos negócios, com os nossos compromissos, nos ajudam a organizar nossa vida. E o que havia de diferente e especial na agenda que ganhei de minha mãe em 1998? Simples. Ela não apenas oferecia os dias e os meses, ou um espaço para que eu tomasse nota de meus compromissos, minhas idéias ou o que eu precisasse fazer, ela me fazia uma proposta de organização INTERIOR. Já perceberam como nos preocupamos em organizar a casa, a mesa, as contas, os trabalhos e esquecemos de organizar nossos pensamentos e sentimentos, nossas experiências e sensações, nossas crenças, nossos valores, nossos anseios, nossas vontades? Tendo em vista que o nosso modo de ser pode criar tanto confusão quanto esclarecimento, é fácil imaginar o grande valor do autoconhecimento para tudo o que fazemos.
Embora não tenha encerrado todas as propostas que a agenda fazia, foi maravilhoso acompanhar minha evolução pessoal.  Então, resolvi retomar tudo e dividir com vocês a ótima experiência que tive quando suas mensagens e exercícios me ajudaram a superar momentos de crise.
Não pretendo transcrever este lindo material de autoria de Rachel H. Salles e Tuca Marconato, mas em alguns momentos usarei alguns de seus lindos textos e exercícios para enriquecer minhas palavras e idéias. Não pretendo também exercer aqui um tipo de consultoria psicológica ou coisa parecida. O que proponho é uma reflexão sobre como nosso espírito recebe e entende a evidência do mundo e a subjetividade das relações interpessoais e intrapessoais. Proponho um crescimento mútuo. Proponho um aprendizado coletivo... aprendizado de amor, de paz, de interiorização, de vida.
Vamos descobrir nossas Paisagens Interiores?

0 comentários:

Postar um comentário

Você gostou da mensagem? De alguma forma te ajudou ou a alguém que você conhece? Nos conte sua experiência. Participe também fazendo sugestões, perguntas ou ainda colaborando com textos, frases, passagens bíblicas que enriquecem nossa troca de experiência.