Dreams are renewable. No matter what our age or condition, there are still untapped possibilities within us and new beauty waiting to be born.

-Dale Turner-

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mandamentos da Auto Estima







Eu sempre ouço pessoas que dizem como se amam (eu mesma já disse essa frase), muitas vezes mais pra reafirmar algo que não se tem tanta segurança do que uma expressão de sua auto imagem. Bem, estou aprendendo que auto estima não é a reafirmação constante do EU - EU sou, EU faço, EU sei, EU, EU, EU..... Na verdade, esse tipo de auto promoção revela alguém inseguro de si mesmo que precisa sempre lembrar aos que estão a sua volta seus valores e qualidades. A verdadeira auto estima não permite a inflação do ego através da diminuição dos outros... A verdadeira auto estima consiste em sentir-se bem consigo mesmo, em entendee e perdoar suas falhas, em ter consciência dos qualidades dos outros, e valorizá-los por isso.
Sei que desenvolver a auto estima, o amor próprio não é uma tarefa fácil, especialmente se você tem uma história difícil - eu mesma ainda tenho dificuldade - mas eu também sei que é possível sentir-se e fazer-se importante, e como dica estou deixando alguns mandamentos da auto estima que achei no site http://www.essencialsites.com.br/AutoEst.htm. Aproveitem!

Mandamentos da Auto Estima 

Quem se ama de verdade evita pensar ou vivenciar o passado triste e, quando se lembra, mentaliza apenas como experiência para sua evolução, vê de forma fria e natural tudo o que aconteceu no passado, procura tirar proveito dos acontecimentos do passado.
Quem se ama de verdade, mantêm o controle emocional para não deixar as calúnias, palavras ofensivas e desarmonias caírem sobre a sua Aura.
Quem se ama de verdade não espera ser compreendido, prefere compreender as pessoas de um modo geral, mantêm-se de bem com a vida e não se preocupa com a opinião alheia.
Não dá ouvidos às críticas, para que elas não evoluam.
Quem se ama de verdade não guarda raiva, rancor ou ressentimento, vê tudo a sua volta como se fosse um processo de auto-conhecimento, está sempre disposto a perdoar e compreender em qualquer situação.
Quem se ama de verdade não aceita sugestões negativas, policia seus pensamentos e procura analisar cada um.
Quem se ama de verdade não se magoa, não fica chorando quando é magoada. não se entristece por qualquer razão, não perde o controle em qualquer situação e não se deixa levar por qualquer situação negativa.

Quem se ama de verdade não tem medo da morte, das doenças, da pobreza ou falta de dinheiro, não sente medo, não se apega a nada.

Quem se ama sente coragem e segurança de sempre recomeçar, se for necessário, sem medo do desconhecido.


0 comentários:

Postar um comentário

Você gostou da mensagem? De alguma forma te ajudou ou a alguém que você conhece? Nos conte sua experiência. Participe também fazendo sugestões, perguntas ou ainda colaborando com textos, frases, passagens bíblicas que enriquecem nossa troca de experiência.